William Joseph Seymour

31/10/2011 21:32

 

Breve Biografia de William Seymour
 
Por Jonas Clarck (adaptado)
 
Aqui nós escrevemos sobre William Joseph Seymour, o co-fundador de Pentecostalismo moderno. O irmão Seymour seguramente ocupa a história como um dos maiores líderes afro-americanos religiosos da América. Você ouviu falar muito de Azusa.Agora conheça o homem que, durante tempos de intercessão, escondia sua cabeça entre dois engradados de madeira vazios e orava por um derramamento poderoso do Espírito Santo.
"E recebereis poder ao descer o Espírito Santo sobre vós".
Era 1 de janeiro de 1901, o primeiro dia do novo século quando Agnes M.Ozman foi batizada com o Espírito Santo com a evidência inicial de falar em outras línguas.Em Topeka Kansas havia a Escola Bíblica Betel fundada por Charles Fox Parham. Esta escola foi o 2º lugar desta efusão divina nos Estados Unidos no início do século. Dentro de um ano o Irmão Parham e outros estudantes também foram batizados com o Espírito e o irmão Parham fechou a escola e começou a administrar reuniões de avivamento ao longo do meio oeste.
SEYMOUR EM HOUSTON
Em 1905 Parham pregou um sermão de avivamento em Houston, Texas. Ele foi cobrado por crentes zelosos quanto à necessidade de treinamento e de estudo da Bíblia. Em dezembro de 1905 Parham abriu uma Escola de Treinamento e Estudo da Bíblia em Houston. Foi aberto como um ministério de fé e a escola não cobrava taxas ou pré requisito de instrução. Era tão popular que antes de 1907 umas 13.000 pessoas tinham passado pela escola.
Num determinado ano William Joseph Seymour freqüentou a Escola Bíblica de Houston durante um breve tempo, talvez de janeiro a fevereiro de 1906. Desde que ele era um homem negro não lhe permitiram sentar na sala de aula principal onde era somentepermitido o ingresso de brancos. Seymour escutava a classe pela porta aberta estando sentado junto à mesma na outra sala. Naquele tempo da história americana, a segregação e o racismo eram descarados na igreja.Embora Seymour não gostasse, ele não deixou que aquilo fizesse com que parasse de buscar a Deus. Nenhum dos grandes líderes do Senhor deixaram que a hipocrisia religiosa os detivesse no cumprimento da sua chamada elevada. Eles possuíam um espírito impossível de ser paralisado, seja por perseguição ou fome.
SOBRE LOS ANGELES
Depois deste tempo curto na Escola Bíblica de Houston, dirigida por Parham, o irmão Seymour recebeu uma carta da Sra. Neely Terry que estava morando em Los Angeles, Califórnia que lhe pediu que considerasse o pastorado de um grupo de Nazarenos dirigidos pela Sra. Julia W. Hutchins. Este era um grupo pequeno de cerca de vinte negros que se reuniam para adorar a Deus.
O irmão Seymour concordou e chegou em fins de fevereiro ou início de março de 1906.Quando Seymour chegou eles estavam se reunindo na Rua Santa Fé, 9. Dantes, o grupo tinha se reunido numa casa de madeira da Rua Bonnie Brae. Com o crescente aumento do grupo a Sr.Hutchins procurou instalações maiores na Rua Santa Fé.
Irmão Seymour foi bem recebido e freqüentemente pregava sobre santidade e cura divina.Num certo dia de março, logo após sua chegada, Seymour começou a pregar sobre o batismo com o Espírito Santo com a evidência de falar em outras línguas.Na ocasião ele não tinha ainda experimentado este batismo, mas nunca deixou de pregarfervorosamente esperando liberar totalmente aquele dom na sua nova igreja. Este novo ensino chocou toda a congregação e Seymour se achou, como o Apóstolo Paulo, no meio de um cesto. E a porta da igreja foi fechada para ele em abril. Uma temerosa e totalmente enfurecida Julia Hutchins tinha trancado a porta para o novo pastor, deixando-o do lado de fora da igreja.
BONNIE BRAE, 216
Agora Seymour se achava na rua e sem ter para onde ir. Porém, pela graça de Deus, a família dos Lee, que assistiam com ele às reuniões da Rua Santa Fé, hospedou-o em sua casa.
Brevemente o Pastor Seymour foi convidado pelos Asbery para dirigir algumas reuniões do evangelho na casa deles na Rua Bonnie Brae, 216. Estudiosos e historiadores ao longo do mundo reconhecem esta casa como sendo o lugar onde podem ser localizadas as raízes espirituais do moderno Pentecostalismo.
SINAIS CURATIVOS PARA O PENTECOSTES
Certamente Seymour continuou falando sobre o batismo no Espírito Santo porque no dia 9 de abril de 1906 algo inesperado ocorreu.O histórico anfitrião de Seymour, Sr. Edward Lee, tinha estado doente e tinha pedido ao Pastor Seymour que orasse por ele, e que não somente orasse pela sua cura, como também para que recebesse o batismo do Espírito Santo. Seymour começou a orar e Lee foi gloriosamente cheio do Espírito Santo e começou a falar em outras línguas.Naquela mesma noite dois deles foram para a casa de Asbery onde havia uma reunião programada. Naquela mesma noite mais sete foram gloriosamente enchidos do Espírito Santo e também falaram em outras línguas.Algo estava nascendo naquela pequena casa da RuaBonnie Brae, 216.É interessante notar que na ocasião o Pastor Seymour estava pregando sobre o batismo do Espírito Santo, mas não tinha contudo, ele próprio, recebido tal batismo de poder.Mas no dia 12 de abril de 1906, naquela noite, o Pastor Seymour o recebeu e ficou cheio do Espírito.
DE AZUSA AO REDOR DO MUNDO
Depois disto o pequeno grupo de crentes começou a contar o que estava ocorrendo e os residentes do bairro começaram a vir para a casa dos Ashbery até que lá não tivesse literalmente nenhum cômodo que pudesse abrigar toda aquela gente. Em pouco tempo eles tiveram que usar a varanda da casa como área da plataforma pregando às pessoas que ficavam juntas sentadas no chão. Foi nesta época que o ministério mudou-se para a Rua Azusa, 312.
Os 40 por 60 pés de área construída de Azusa tinham sido ocupados no passado por uma igreja episcopal metodistaafricana (AME), e que estavam sendo usados agora como local de armazenamento de materiais de construção. Depois de alguns dias de limpeza, o edifício foi aberto à adoração pública e foram usadas pranchas de madeira sobre barris para serem servirem de assento, e nelas podiam sentar-se cerca de 750 pessoas. Não havia nenhuma janela de vidro colorido, nenhum tapete no chão, nenhum boletim à porta, e nenhum ar condicionado,mas o Espírito de Deus estava lá.
Logo após o Espírito Santo encheu o edifício da glória de Deus e o fogo do avivamento foi derramado em toda Los Angeles, Califórnia.Homens e mulheres de todas as partes do mundo chegavam àquele local simples que Deus escolheu para fazer um trabalho poderoso.
ACUSAÇÕES ABUNDAM
Os repórteres do Jornal de Los Angeles escreveram:
“Murmúrio estranho de línguas, seita nova de fanáticos está surgindo com cenas selvagens ontem à noite na Rua Azusa.".
"Uma nova seita de fanáticos está surgindo, eles fazem sons de balbucio estranhos... eles nunca saem da igreja".
“Uma mistura infame de raças, eles gritam e fazem barulhos uivantes todo o dia e à noite.Eles correm, saltam, tremem por toda parte, gritam com o tom mais alto da voz deles, giram em círculos, levantando a poeira do chão. Alguns deles desmaiam e não se movem por horas como se eles estivessem mortos.Estas pessoas parecem estar loucas, mentalmente desarranjadas.Eles reivindicam estar cheios do Espírito. Eles têm um negro analfabeto, cego de um dos olhos, como seu pastor, e ele fica de joelhos por muito tempo com a cabeça dele escondida entre dois engradados de madeira vazios. Ele não fala muito mas às vezes ele pode ser ouvido gritando: “arrependam-se"... Eles cantam a mesma canção repetidamente: “O Consolador Veio.'. (Muitas destas coisas relatadas estavam realmente ocorrendo, conforme eram movidas verdadeiramente pelo Espírito Santo, e é aqui que muitos grupos chamados avivalistas estão errando atualmente, tentando copiar o que ocorreu em Azuza, especialmente quanto a ficar cantando a mesma canção repetidamente. Não é copiando modelos que o Espírito se move, mas necessitamos reconhecer em que o Espírito está movendo tal como eles reconheceram no passado, e se entregaram ao Seu mover. Devemos lembrar que isto foi noticiado pelos inimigos do avivamento, e eles evidentemente, não poderiam noticiar as coisas como elas estavam de fato ocorrendo. Nós temos muitos exemplares de bons sermões que foram pregados por Seymour e que são consistentemente bíblicos. Então não é verdade que ele somente gritava de vez em quando “arrependam-se”. A propósito não era apenas a canção que lhes havia sido dada pelo Espírito “O Consolador Veio”, que eles cantavam, pois cantavam outras canções conforme podemos ver em vários registros biográficos e testemunhos sobre o que havia ocorrido em Azusa – nota do tradutor).
A FÉ APOSTÓLICA
A verdadeira palavra do avivamento foi espalhada no estrangeiro pelo jornal A Fé Apostólica que Seymour enviou gratuitamente a uns 50.000 assinantes. A partir da Rua Azusa, o pentecostalismo começou a se espalhar rapidamente ao redor do mundo para se tornar a principal força do cristianismo.
A primeira edição do jornal A Fé Apostólica foi impressa emsetembro de 1906 descrevendo as primeiras reuniões havidas em Azusa. Foi publicado numa das edições do citado jornal:
“As reuniões começam aproximadamente às dez horas da manhã e não param geralmente até antes das dez ou doze da noite, e por vezes avançam até às duas ou três horas da madrugada, porque muitos estão buscando, e alguns caem como mortos sob o poder de Deus.As pessoas vêm até por três vezes ao altar... nós não podemos contar quantas pessoas foram salvas, e batizadas com o Espírito Santo, e curadas de toda a sorte de enfermidades.Muitos estão falando em novas línguas e alguns vão para os campos estrangeiros pelos seus próprios meios, com o dom de línguas.”.
"Nós não somos homens ou igrejas que estão brigando, mas buscando mudar formas mortas de credos e de fanatismo selvagem por um cristianismo vivo e prático. “Amor, fé e unidade” são as nossas bandeiras, e “Vitória pelo Sangue Reconciliador” o nosso grito de batalha.
Da Rua Azusa o pentecostalismo espalhou-se rapidamente ao redor do mundo e avançou para se tornar a principal força da Cristandade. Junto com Charles Parham, William Joseph Seymour poderia ser chamado o co-fundador do pentecostalismo mundial e seguramente ficará na história como um dos maiores líderes religiosos afro-americanos da América.
(Devemos deixar registrado que Seymour fazia grande ênfase na necessidade uma vida santificada para a recepção do batismo do Espírito Santo, como também depois do referido batismo para que se pudesse pregar o evangelho com poder em todo o mundo. Ele pregava Jesus Cristo crucificado, ressuscitado e exaltado como a mensagem central do evangelho. Não se pode resumir o seu ministério, como alguns fazem erroneamente, até hoje, somente ao ensino do batismo com o Espírito Santo e cura divina. Na verdade, a razão dele ter sido poderosamente usado por Deus foi a ênfase na necessidade de vidas santificadas pela Palavra e o seu desejo por uma igreja reformada segundo o modelo bíblico, especialmente do Novo Testamento, com a chamada de pessoas para servirem ao reino de Deus, e não aos interesses de homens, igrejas ou denominações, que geralmente não buscam unidade do povo de Deus, pela pregação de um evangelho que não faz acepção de pessoas, mas que almejampropósitosproselitistas, para atender a interesses individuais e sectaristas, que são contrários à natureza da unidade que deve existir no corpo de Cristo. Assim onde houver o espírito de trabalhar pelos interesses do reino de Cristo sempre haverá a perspectiva de se ter um verdadeiro avivamento do Espírito, mas onde isto for vencido por um espírito individualista, sectário, egoísta, proselitista, pode-se ter a certeza que a pomba divina voará em busca de um novo povo que seja guiado de fato por humildade, simplicidade e unidade, porque não pode operar uma grande obra onde não esteja presente tal espírito, porque tem a ver com a própria natureza de Cristo, que é manso e humilde de coração e simples como as pombas – nota do tradutor).

Contato

CAP - Centro de Atendimento Psicanalítico - Ely Silmar Vidal

elysilmarvidal@gmail.com

caixa postal: 18012 - centro cívico
curitiba
80530-970

+55-41-9820-9599

Pesquisar no site

Turbine seu Site © 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode