Erasmo de Rotterdam

15/11/2011 18:40

 

Desiderius Erasmus (1469?-1536) foi figura dominante no movimento humanista do século XVI. Árbitro intelectual dos últimos dias da unidade cristã ele é, até hoje, um dos mais polêmicos gigantes da cultura europeia. Estudou com os monges agostinianos e foi ordenado sacerdote em 1492. Prosseguiu seus estudos na Universidade de Paris e na Inglaterra, onde aprendeu grego para poder pesquisar, com os humanistas ingleses, as Escrituras e os ensinamentos dos teólogos dos primeiros anos do cristianismo. Achava que a Igreja se afastara das palavras de Cristo e sua luta foi no sentido de fazer valer o que Cristo pregou.
Rompeu com Lutero não sem antes debater longamente com ele. Para Erasmo, tanto estavam errados os protestantes com a pretensão de serem mais santos, quanto os católicos com a arrogância de se acharem os donos da palavra de Deus. Acreditava no espiritualismo cristão, no espírito tolerante e no amor ao conhecimento.
Escritor brilhante, publicou, entre outras obras, o célebre “Elogio da Loucura”, “O Manual do Soldado Cristão”, “Do Livre Arbítrio”; e um fascículo chamado “Julius exclusus”, do qual nunca assumiu a autoria, mas que passou para a história como dele. Foi escrito quando Erasmo estava em Roma e Julio II se meteu numa Guerra para conquistar Bolonha: o texto conta como o papa, ao chegar ao céu, tem a entrada recusada por São Pedro.

Contato

CAP - Centro de Atendimento Psicanalítico - Ely Silmar Vidal

elysilmarvidal@gmail.com

caixa postal: 18012 - centro cívico
curitiba
80530-970

+55-41-9820-9599

Pesquisar no site

Turbine seu Site © 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode