Diga tudo e não me esconda nada!
"Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico)," (Mc 2:10)
"Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), eu te digo: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa." (Lc 5:24)
O Filho do Homem é a expressão predileta usada por Jesus ao referir-se a si mesmo.
"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele." (Dn 7:13)
este parece ser o primeiro versículo que faz uso da expressão que Jesus adota.
Daniel empregou o título para descrever uma pessoa que viu numa visão; alguém como um filho de homem, vindo nas nuvens do céu, e que recebe um domínio eterno
Este ser majestoso apresenta-se diante de Deus Pai como uma pessoa separada e distinta dEle, a fim de receber um reino eterno que jamais será dado a outros.
As "nuvens do céu" são provavelmente nuvens de glória, conforme se pode observar em uma leitura atenta da sagrada palavra, uma indicação de que se trata do Filho divino, nosso Senhor Jesus Cristo.
"Disse-lhes Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu." (Mt 26:64)
Com este título, Jesus declara que em verdade Ele é o Messias prometido e enviado por Deus.
Jesus emprega o termo "Filho do Homem":
(1) como substituto do termo eu;
"Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos." (Mt 11:19)
(2) quando faz declarações importantes;
"bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Mt 20:28)
"Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." (Mc 10:45)
(3) quando prediz sua própria morte na cruz;
"Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens," (Mt 17:22)
"E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do Homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos, e pelos príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que, depois de três dias, ressuscitaria." (Mc 8:31)
"Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens." (Lc 9:44)
(4) quando fala a respeito da sua ressurreição;
"E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão até que o Filho do Homem seja ressuscitado dos mortos." (Mt 17:9)
(5) quando se refere à sua volta em glória à terra;
"Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mt 24:27)
"E, então, verão vir o Filho do Homem nas nuvens, com grande poder e glória." (Mc 13:26)
"E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu." (Mc 14:62)
e (6) quando fala da sua atuação no juízo futuro.
"Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade." (Mt 13:41)
Para a grande maioria este versículo (Mc 2:10) sozinho, já corrobora, ratifica, confirma e reafirma a majestade de Jesus Cristo de Nazaré.
Neste versículo (Mc 2:10), é dito pelo próprio Cristo que ele é o Messias e que ele detém, como serão confirmados pelos eventos presentes, passados e futuros, vida, morte e ressurreição, todo o poder, portanto é a ele que é devido todo louvor, toda a honra e toda a glória, para a glória de Deus pai que reina absoluto por toda a eternidade.
Cristo é sim, aqui testificado pela Divina e Santa Palavra, como o único caminho, verdade e vida, e que, portanto, ninguém irá ao Pai senão por Ele.
"Assim, o Filho do Homem até do sábado é senhor." (Mc 2:28)
"e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho." (Mc 1:15)
"E aproximou-se dele um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo!" (Mc 1:40-41)
portanto, não nos enganemos mais e nos voltemos ao único que pode de fato resgatar, perdoar, curar, salvar, lavar e remir, Jesus Cristo de Nazaré... amém e amém! - (ap. ely silmar vidal - estudo baseado no texto de Marcos 2, extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal, com apenas algumas alterações feitas por mim em 310712)
CAP - Centro de Atendimento Psicanalítico - Ely Silmar Vidal
caixa postal: 18012 - centro cívico+55-41-9820-9599